Uma década de SA-MP - 10º Aniversário
2006 - 2016
Olá pessoal, tudo bom?
Eu resolvi criar este tópico para partilhar com vocês este memorável acontecimento do SA-MP. Sim, é verdade, parece que este 2016 é o 10º aniversário do SA-MP. Incrível, é até mais antigo que o projeto Apollo!
O Kalcor, dono/fundador do SA-MP, a lenda que permitiu que tudo isto fosse possível, decidiu criar um tópico no fórum SA-MP, partilhando algumas screenshots muitoooo antigas e também algumas curiosidades sobre a criação e desenvolvimento deste modo de jogo.
O tópico que ele criou está escrito em inglês, então quem tiver mais dificuldades terá que usar o google tradutor, haha.
http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=606447
Bem, como não quero alongar muito o tópico resolvi colocar aqui somente algumas prints jurássicas e um pouco da história do SA-MP, com algumas curiosidades, entre outras coisas. O tópico será todo traduzido de Inglês para português por mim, sem uso de Google Tradutor, então é normal que apareçam algumas incoerências aí na tradução.
O tópico ficará um pouco grande mas vale a pena ler, sério. Leia e, acima de tudo, desfrutem deste momento nostálgico!
História do SA-MP:
1) Antes de tudo começar
A Rockstar Games nunca disponibilizou nenhum sistema de edição ou código aberto pra que desenvolvedores pudessem explorar o jogo e criar um sistema online usando a plataforma do GTA. Algumas pessoas ainda produzem mods para o jogo, mas sempre foi difícil produzir algo que impressionasse a maioria dos jogadores por causa das limitações. Quem quisesse se arriscar precisava explorar por conta própria e decifrar cada um dos pontos do jogo pra saber como ele funcionava.
Nenhum dos jogos da série do GTA 3 (III, Vice City, San Andreas) tiveram um desenvolvimento próprio pro multiplayer dentro do sistema. Havia boatos de que a Rockstar tinha sistemas multiplayer pra uso interno deles, mas isso nunca foi confirmado.
2) Do VC:MP ao SA-MP
Em 2005 o Kalcor, dono do SA-MP, foi convidado para participar de um projeto chamado MTA:VC. Passado uns meses, ele ficou um pouco frustado por não ver grandes progressos nesse projeto, e por isso decidiu criar o seu próprio modo de jogo para o San Andreas. Começou por pensar num domínio/nome para a sua criação... queria algo que fosse fácil de digitar e de memorizar, e então nomeou o seu projeto de SA-MP, que é uma abreviatura de San Andreas Multiplayer.
Em Abril de 2005 criou o website do SA-MP e começou, usando o Vice City, a programar um novo modo de jogo de GTA multiplayer. Uns dias depois já tinha criado um servidor básico onde os jogadores poderiam conectar e comunicar entre eles, através do uso do chat. Ele usou um mod de skin do CJ para o Vice City e utilizou o Corel Photopaint para produzir as primeiras famosas "screenshots" do SA-MP.
Uma imagem que mostra como o SA-MP parecia usando o Vice City. (Abril 2005)
Algumas imagens das versões seguintes do VC:MP:
VC:MP em versão alpha. (Maio 2005) VC:MP em versão beta, aberta ao público. (Agosto 2005)
3) SA-MP, o início de uma nova era.
Logo após o lançamento do GTA San Andreas, em Junho de 2005, o Kalcor começou a trabalhar no seu projeto, o SA-MP. Umas semanas depois já tinha conseguido um modo de jogo multiplayer primitivo/básico, onde era possível dirigir os monsters por toda a San Andreas.
Encontro de monsters em San Andreas. (Junho 2005)
SA-MP 0.1 (2006)
O principal desenvolvimento da versão 0.1 do SA-MP foi durante Dezembro de 2005 e Abril de 2006, com versões beta abertas ao público em Abril e a 1ª versão do SA-MP lançada em Maio de 2006.
Maiores e melhores comboios de monsters! (Janeiro 2006) Rivershell: o primeiro Gamemode de SA-MP. (Março de 2006)
SA-MP 0.2 (2007)
Durante a última metade de 2006 e o início de 2007 o Kalcor estava bastante ocupado para contribuir com algo para o SA-MP. Algumas outras pessoas pegaram o código-fonte do SA-MP e tentaram "forçar" o lançamento da versão 0.2 do SA-MP. O Kalcor retornou ao seu projeto logo após a versão 0.2 beta ter sido lançada.
A versão 0.2 beta aberta ao público do SA-MP (Maio 2007)
SA-MP 0.2.5 (2008)
A versão 0.2.5 foi lançada já num estado mais desenvolvido que a 0.2. Ainda assim, "lagava" bastante frequentemente, e devido a problemas relacionados com a segurança na versão 0.2.2, o desenvolvedor, Kalcor, foi forçado a abandonar temporariamente o desenvolvimento do SA-MP e a investir mais no lançamento de updates de segurança e proteção dos servidores.
O evento de Natal Oficial do SA-MP em 2008 (Dezembro 2008)
SA-MP 0.3 (2009-presente)
A base 0.3 do SA-MP, segundo o William, será a versão que irá "suportar" o SA-MP nos próximos anos, e provavelmente até ao fim. A versão 0.3 foi criada para suportar o máximo de 500 jogadores e 2000 veículos por servidor.
A versão 0.3 beta aberta ao público (Agosto 2009)
A SA-MP Team antes do lançamento da versão 0.3c (Dezembro 2010)
Reflexão:
Já passou tanto tempo... com certeza o SA-MP marcou esta geração. Irei deixar aqui algumas questões, para quem quiser responder.
Há quanto tempo você joga SA-MP?
Como conheceu este modo de jogo?
O que o SA-MP mudou na sua vida?
O que você espera do SA-MP no futuro? Irá continuar jogando por mais alguns anos?
Obrigado pela sua atenção!
Tópico idealizado e criado por: Rafael (Rafael_Tuga)
Agradecimentos ao Luiz Keter pela ajuda prestada na elaboração do tópico.