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[GUIA] Roadtrain Próprio - Vale a pena? (Profissão Caminhoneiro) - Análise:


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            Percebi que o pessoal no Chat-Profissão de caminhoneiro tem dúvidas se vale a pena estar comprando seu próprio Caminhão RoadTrain, então achei pertinente trazer pra vocês o que observei tendo comprado meu próprio RoadTrain. Espero que seja útil.

  • O RoadTrain é o último caminhão desbloqueável para aluguel na profissão Caminhoneiro. Seu nível mínimo é 9 e o valor do aluguel é 1200. Seu caminhão alugado spawna com tanque cheio (300 litros) e saúde 100%.

Valores do aluguel dos caminhões e respectivos níveis:

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  • Ficha técnica do RoadTrain:
  1. Valor de compra na concessionária: 230.000 $
  2. Valor de venda: 207.000$
  3. Velocidade Máxima em linha reta e em terreno plano: 143km/h
  4. Capacidade do tanque: 300 Litros de Diesel

 

  • Pontos positivos para comprar seu próprio RoadTrain:
  1. Não precisar alugar o RoadTrain toda vez que for jogar na profissão: Cada vez que você o alugar, vai pagar 1200$. Isso soma-se com o tempo e pode te causar um belo prejuízo.
  2. Poder salvar em qualquer lugar: Ao comprar seu próprio caminhão, você não precisa voltar ao HQ toda vez que logar no servidor (se já estiver com a profissão) só para alugar o caminhão. Eu mesmo tenho casa em SF, e facilita muito minha vida ter o caminhão salvo próximo à Construção SF.
  3. Bônus de 200 por carga: Ao finalizar a entrega com seu veículo próprio, você ganha o bônus de $200. Pode não parecer muito, mas soma-se com o tempo e com certeza cobre os custos de manutenção. É muito mais relevante em cargas mais curtas, como por exemplo a de LV>FC, que tem o valor aproximado de $350, passa a ser $550. Um aumento de quase 160%.

 

  • Pontos negativos:
  1. Valor inacessível: Não preciso nem elaborar muito, difícil um player ter 230k disponíveis para gastar em um veículo. Elaborarei mais sobre, onde vocês verão que este não é um valor perdido. Mas ainda sim, são necessários os 230k em mãos para fazer a compra.
  2. Custos de combustível: Farei uma análise mais detalhada na questão do combustível mais à frente, mas diferente do veículo alugado que já vem com o tanque cheio, este você precisa reabastecer de seu próprio bolso.
  3. Reparos: Caso seu caminhão quebre e você relogue, ele continua quebrado. Você tem que sempre se atentar a ter Kits Reparo, Pneus Estepe e Galão de Combustível, todos comprados na loja de Utilitários, caso contrário ficará à mercê de mecânicos, que cobram caro e demoram.

 

  • Porque comprar justo o RoadTrain, e não o Linerunner ou Tanker, que são mais baratos?
  1.  Ambos tem valores muito próximos ao RoadTrain e desempenho bem inferior que não compensa a diferença de preços.
  2. Linerunner: Custa 220.000, tem velocidade máxima de 111Km/H
  3. Tanker: Custa 210.000, tem velocidade máxima de 121Km/H
  4. Além da velocidade final, o RoadTrain tem uma aceleração muito melhor.

 

  • Combustível:
  1.  O valor do litro do Diesel atualmente está a 4$;
  2. O tanque de 300 litros custa então $1200 para encher;
  3. O tanque de 300 litros tem autonomia aproximada de 2100 km;

 

  • Combustível no Caminhão de Aluguel:

     Sim, o RoadTrain alugado por $1200 já vem de tanque cheio. Coincidentemente, este é o valor que custa para encher o tanque. Ou seja, do ponto de vista de combustível, para fazer o RoadTrain compensar seu aluguel, você deve rodar os aproximados 2100km de sua autonomia para fazer pleno uso de seu dinheiro. É realmente difícil quem faça 2100km em um só aluguel. Então, se você roda uma kilometragem abaixo disso com um veículo de aluguel, você acaba "perdendo dinheiro" com o combustível se comparado ao veículo próprio.

  • Valor de fato gasto no RoadTrain/ Quando ele se paga? :

      Ao pensar em quanto o caminhão tem que fazer para "se pagar" muitos pensam no valor total dele, 230k. Porém, ao vender o veículo você só perde 23.000 (10%) do valor total + 4.000 das travas, compradas na loja de utilitários. Ou seja, para valer a pena, o RoadTrain tem que gerar apenas 27k em benefícios, afinal, você não perde a totalidade do valor gasto nele. 27.000 que são compensados em 23 vezes que o caminhão não precisa ser alugado (23x1200 do aluguel) ou em 135 cargas entregues, apenas considerando o bônus de 200. Vale também, se você quiser ver de verdade, anotar os bônus ganhos, valores gastos com combustível, reparos e descontar os 1200 do aluguel que não precisou ser feito. Em dois dias, meu RoadTrain já se pagou em 10k deste valor.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS: Vale a pena comprar o RoadTrain próprio?

     Se você, assim como eu, gosta de jogar um tempo razoável de seus logins na profissão Caminhoneiro, compensa comprar sim. Ele se paga em médio prazo. Se você joga pouco e só pega Caminhoneiro de vez em quando pra dar uma esfriada na cabeça, não compensa comprar.

Espero que este guia tenha sido informativo.

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